Imprimir
PDF
28
Abr

O que é HPV?

Escrito por Administrator on 28 Abril 2011.

O que é HPV?

HPV é abreviação do inglês de Human Papilomavirus,ou seja, Papilomavírus Humano que é o nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem e cinqüenta tipos diferentes.

Os papilomavírus possuem predileção por tecidos de revestimento (pele e mucosas) e provocam na região infectada alterações localizadas que resultam no aparecimento de lesões decorrentes do crescimento celular (células) irregular. Estas lesões são denominadas verrugas ou vulgarmente conhecidas como 'crista de galo', que podem aparecer  na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).

Só há um tipo de HPV?

Há mais de cem tipos de HPV já isolados. Alguns estão relacionados às verrugas comuns da pele, outros às verrugas das regiões oral, anal e genital. Dentre os genitais existem dois grandes grupos chamados de alto risco (oncogênicos) e de baixo risco (não oncogênicos). O primeiro grupo está relacionado ao aparecimento de cânceres (neoplasias malignas) e o segundo não.

O HPV é comum?

Estima-se que mais de 60% dos adultos sexualmente ativos, incluindo 10 a 40% das mulheres sexualmente ativas, principalmente as mais jovens, são infectados por um ou mais tipos de HPV. Porém, a maioria das infecções é transitória. Na maioria das vezes, o sistema imune consegue combater de maneira eficiente esta infecção, alcançando a cura, com eliminação completa do vírus, principalmente entre as pessoas mais jovens.

Como eu pego HPV?

A infecção por HPV é transmitida na  grande maioria das vezes através da relação sexual, porém existem suspeitas de outras formas raras de contaminação, como através do contato com superfícies contaminadas pelo vírus. Ex: Contato com roupas, objetos, sabonete, instrumental cirúrgico e outros.

Quais são os sintomas?

A infecção causada pelo HPV pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto parecido ao de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas.

As verrugas genitais encontradas no ânus, no pênis, na vulva, ou em qualquer área de pele podem ser diagnosticadas pelos exames urológico (pênis), ginecológico (vulva) e dermatológico (pele), enquanto o diagnóstico subclínico das lesões precursoras do câncer do colo do útero, produzidas pelos papilomavírus, pode ser realizado pelo exame citopatológico (exame preventivo de Papanicolaou). A confirmação do diagnóstico pode ser feita por exames laboratoriais de diagnóstico molecular.

Se eu contrair HPV vou ter câncer?

Não necessariamente. Os tipos mais comumente associados às verrugas, na sua grande maioria, não são os mesmos encontrados nos tumores malignos.

Como eu trato? Tem cura?

O vírus pode ser eliminado espontaneamente, sem que a pessoa sequer saiba que estava infectada. Uma vez feito o diagnóstico, porém, o tratamento pode ser clínico (com medicamentos) ou cirúrgico: cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou  até cirurgia convencional em casos de câncer instalado.

Como posso me prevenir da doença?

O uso da camisinha diminui a possibilidade de transmissão na relação sexual (apesar de não evitar totalmente) e por isso é recomendado o seu uso em qualquer tipo de relação sexual, mesmo naquela entre casais estáveis.

Os exames preventivos são sempre necessários; entretanto, o fato de se ter mantido relações sexuais com um parceiro infectado pelo HPV, não significa que obrigatoriamente ocorreu a transmissão do vírus.

Fonte: SBU-SP

Entre em contato!

Complexo São Mateus - TORRE SAÚDE

(85) 3224-2460

(85) 3086-1070

(85) 9 8907-5241 (whatsapp)

Av. Santos Dumont, 5753 - Papicu

persici@hotmail.com